segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Velhos e coisas que me fazem pensar e só isso significa que não vai sair daqui nada de jetio

Enfim, tive hoje o meu exame de Culturas Contemporâneas, uma cadeira que se debruça sobre os últimos 100 anos, aproximadamente. E, como a cultura da década de 80 parece-me muito longínqua e não estamos a ficar mais jovens, eu pergunto-me: "que características, vá, que coisas fazem a nossa geração?" Poderia dizer que entre várias coisas o tralho do Abrunhosa faria parte da minha existência mas isso é tão efémero quanto um peido. A ver:


É engraçado, tanto o tralho do ceguinho quanto o salto do coisinho.

Mas continuando, o que me faz pensar que faço parte desta geração? Que conteúdos posso seleccionar para me afirmar enquanto indivíduo cultural?

Bem, posso começar com Lost. Acho que é a melhor forma de começar uma nova década.
Depois há a questão climatérica que, após o Haiti e filmes como 2012 (lol) pretende exclamar a toda a população mundial uma preocupação eminente.
Poderia também referir algo relacionado com a política e como ela funciona como os tralhos em directo (como peidos, enfim). Como é que a memória de um país é tão efémera, também.

E que mais há por aí? Um quarto de século de existência e pouco consigo definir que me defina. Mas isso sou eu, que não sou decente. Aposto que o resto do mundo tem coisas que sabem bem falar, como os Gato Fedorento e outras trupes de comédia. Ou então símbolos da música ou filmes ou celebridades ou momentos ou espectáculos ou livros.

Proponho então uma crónica de revivalismo, algo mesmo importante que de tão importante não tem importância nenhuma, algo que não é puro revivalismo de rua de quando estamos juntos a falar do passado. Coisas aleatórias, vá. Um pouco como o tralho do Abrunhosa, peidos, desta forma. Mas que, de uma forma querida, façam parte da nossa tenra e efémera existência.

Então invoco eu duas coisas que, enfim, sem palavras, ainda para mais quando são conjugadas: PEZ e Smurfs (ou Estrumpfs em Pt-Pt)

1 comentário:

  1. Essa foi valente.
    Vou começar já a tratar disso. Já sei até, inclusiviamente, de algumas coisas de que irei falar.

    ResponderEliminar